Memorando para o C-Level: vocês não são os principais vetores de mudança

183

Muitos executivos acreditam que as mudanças vêm de cima para baixo. Nossa pesquisa mostra uma história diferente.

VISÃO GERAL

Os executivos que atuam no C-Level muitas vezes são elogiados pelo sucesso de suas organizações. Nossos dados mostram claramente que o papel decisivo na implantação de mudanças é desempenhado pela liderança de negócios. Líderes de unidades de negócio são a base que conecta a parte de cima com a de baixo da organização. Eles traduzem a visão corporativa para a força de trabalho do futuro, em termos que podem ser entendidos e adotados pelos funcionários. Asseguram que as equipes sejam bem comandadas, recebam as informações que precisam e tenham a responsabilidade, emoções positivas e recursos necessários para que desempenhem bem suas funções.

CONCLUSÕES CHAVE

Em nossa pesquisa sobre mudanças motivadas por insights – que estudou cerca de um milhão de jornadas de mudança, em 150 corporações globais – descobrimos que:

A liderança causa, sem dúvida, o impacto mais significativo no desempenho dos negócios, além de afetar consideravelmente os benefícios advindos de um programa de mudança.

Todos os outros principais vetores de mudança (trabalho em equipe, prestação de contas, habilidades e funcionários, etc.) são motivados principal ou indiretamente pela liderança de negócio.

Os programas de mudança com os piores resultados (a faixa dos 25% que estão na base) na verdade têm fortes capacidades de liderança no topo. O problema é que as capacidades da liderança da unidade de negócio são apenas uma fração da diretoria. Por outro lado, os programas de mudança com os melhores resultados (a faixa dos 25% que estão no topo) têm capacidades fortes e consistentes na liderança de mudança em todos os níveis da liderança.

Uma melhoria de 30% a 40% no nível da liderança de negócio muitas vezes é necessária para recolocar as mudanças fora de curso nos trilhos.

RECOMENDAÇÕES

Para atuar como catalisador de mudanças organizacionais e permitir que as lideranças avancem, o C-Level precisa:

Estabelecer visão e criar ambiente para a mudança.

Assegurar que os líderes corretos de negócio estejam disponíveis e tenham as habilidades necessárias para trabalhar com o C-Level e demais equipes para motivar mudanças. Isso pode envolver decisões difíceis e a substituição de profissionais que apresentam repetidamente um histórico abaixo da média.

Desenvolver capacidades de mudanças em todos os níveis da organização e utilizar a liderança de negócios para conseguir isso.

“30–40% de melhoria no nível da liderança de negócio muitas vezes é necessária para recolocar as mudanças fora de curso nos trilhos”

GRANDE MUDANÇA, MELHOR CAMINHO

O Managing Director da Accenture Strategy, Warren Parry, é o autor do livro Big Change, Best Path: Successfully Managing Organizational Change with Wisdom, Analytics and Insight, que explora a abordagem analítica para impulsionar a mudança organizacional bem-sucedida.

Big Change, Best Path

No livro, Warren desafia as antigas crenças sobre gestão de mudanças e mostra como uma forma inteiramente nova de gestão de mudança é possível—do benchmarking empírico, às abordagens preditivas que destacam ações necessárias para manter nos trilhos um programa de mudanças, à visualização de dados que mostram como cada parte de uma organização responde.

Este livro apresenta uma nova visão de como as organizações podem se tornar mais ágeis e resistentes em um ambiente em constante mudança.

Artigo da Accenture acessado em 20/04/2017. Fonte: https://www.accenture.com/br-pt/insight-memo-main-driver-change

Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Analista Comportamental pela PM Desenvolvimento Humano Integral (https://pmorais.com.br)
    Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (https://institutocreser.org)
    Fundador do Programa de Impacto Social da F10 - Fundação 10 Envolver (https://10envolver.org)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.